quinta-feira, setembro 6

Os poderes psíquicos de Marcelo Mendes!



A febre anti-touradas já há muito que me atingiu, mas nestas recentes semanas os acontecimentos não podem deixar ninguém indiferente à questão. O blog Tourada - Portugal colocou os relatos de Marcelo Mendes à Agência Lusa. Comédia gratuita, acreditem.

Marcelo Mendes é o nome do cavaleiro que anda na ordem do dia. Segundo o próprio, "estava a aquecer os cavalos» e foi «insultado, o que é já normal. Entretanto, começou a corrida e, antes de tourear, fui novamente aquecer os cavalos». Ora, depois de instrumentalizar os cavalos, procedendo ao aquecimento como se se tratassem de carros fórmula 1, Marcelo Mendes foi insultado e agredido pelos manifestantes que se encontravam junto da arena do sangue. Ao que parece, o manifestante disse que o cavaleiro «deveria espetar ferros nas costas da mãe». Até aqui, nada que não seja corrente para um profissional de uma modalidade, sujeito a qualquer tipo de insultos e consideradões menos boas.

No entanto, Marcelo Mendes alega que o manifestante elaborou uma alusão ao cavaleiro que, recentemente, sofreu uma lesão com efeitos irreversíveis, à qual não podia ficar imune. De facto, é suficiente para se alterar emocionalmente. As imagens mostram o cavaleiro Marcelo Mendes a invadir o espaço dos manifestantes, com reais investidas de atropelamento, mas segundo as suas palavras apenas «tentou fixar a cara do tipo e arrancar atrás dele para o agarrar, para quando chegasse a polícia ser identificado». Creio ser difícil perseguir alguém a cavalo e agarrá-lo com sucesso (à velocidade que se vê nas imagens), uma vez que só atropelando o manifestante seria possível imobilizá-lo, a não ser que Marcelo Mendes tivesse poderes psíquicos que segurassem ou travassem o fugitivo. «Nunca tive intenção de magoar ninguém», diz. Declaração que confirma os poderes psíquicos de Marcelo Mendes, pois só com o poder da mente conseguiria imobilizar o manifestante em fuga. A mim faz-me lembrar os episódios de Tom & Jerry. A sério.

O clímax da comédia chega quando, segundo os relatos à Agencia Lusa, Marcelo Mendes «acusa ainda os manifestantes de provocarem danos materiais nas viaturas do seu "staff" e revelou que vai apresentar queixa junto das autoridades competentes, contra os manifestantes».

Marcelo Mendes, que faz parte de um rito social que destrói o património universal, apresentou queixa contra os manifestantes que lutam pelos direitos de animais subjugados e mal-tratados publicamente. Os touros, esses, não têm voz para reivindicar o direito à sua condição natural e ao que lhes pertence. Gostava de poder fazê-lo por eles, pelos touros: as autoridades competentes não teriam espaço para as infinitas queixas.

Ainda há dias comprei uma Smart Pen - uma óptima ferramenta para remover riscos do carro -, que pretendo enviar a Marcelo Mendes e a toda a sua equipa para poderem corrigir os danos materiais das suas viaturas. Mas só faço esse favor ao cavaleiro se reparar todos os danos imateriais que a arte tauromáquica provoca há vários séculos. Tem poderes psíquicos para isso?

6 comentários:

  1. Boa, João. Gostei. São precisos textos destes. Muitos. Para ver se eles aprendem alguma coisa.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim farei. Muito obrigado pelo incentivo e coragem.
      Abraços.

      Excluir
  2. Bom texto João. Obrigada!
    Tomei a liberdade de publicar o seu texto no "nosso" blog.
    http://abolicionistastauromaquiaportugal.blogspot.pt/2012/09/os-poderes-psiquicos-de-marcelo-mendes.html

    Vão ser precisas muitas Smart Pen para remover todos os "danos imateriais"
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico grato pela partilha. Estarei sempre ao vosso dispor.
      Abraços.

      Excluir
  3. Muito bom. Parabéns. Continue a ridicularizar essa gente, que bem o merece. Sugiro-lhe que o faça em relação a alguns intelectuais ou que se acham como tal e que apoiam explicitamente as touradas. Como pode alguém considerar-se intelectual e apoiar uma tradição que revela atraso civilizacional e se caracteriza pela violência e crueldade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Tentarei em breve escrever sobre este e outros temas.
      Abraços.

      Excluir